JADER NA LAVA-JATO



Publicado por Lúcio Flávio Pinto (*) 30 de novembro de 2015

O que vinha sendo anunciado há semanas se formalizou hoje (30): a Operação Lava-Jato está chegando ao senador Jader Barbalho, do PMDB do Pará. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal que o nome dele seja acrescentado aos dois inquéritos que requereu ao STF para investigar os senadores Renan Calheiros (do PMDB de Alagoas), presidente do Senado, e Delcídio do Amaral (do PT de Mato Grosso do Sul), líder do governo na casa. O ex-governador Jader Barbalho não figurava na lista de investigados.
O chefe do Ministério Público Federal quer investigar Renan, Jader e o deputado federal Aníbal Gomes (do PMDB do Ceará). Nas duas solicitações de abertura de inquérito, as suspeitas são de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Os pedidos estão em segredo de justiça e se baseiam em petições ocultas, procedimentos adotados no Supremo para manter em sigilo as delações premiadas.
Provavelmente o pedido se baseia das declarações do lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, acusado de ser o intermediário do PMDB no esquema de corrupção que montado na Petrobras, que pagava propina a políticos pela intermediação na obtenção de contratos com a estatal do petróleo. Jader teria tido parte em seis milhões de dólares negociados em cima de contrato para a construção de navio-sonda. O lobista paraense Jorge Luz teria participado dos entendimentos mantidos entre 2006 e 2008. O PMDB nega a acusação.
Procurado pelo G1, o portal de notícias de O Globo, Jader disse desconhecer a situação. “Estou tomando conhecimento por você. Não tenho nenhuma manifestação a fazer por desconhecer qualquer razão [para abertura de investigação]”, registrou o portal.

Fonte: lucioflaviopinto.wordpress.com



(*) Lúcio Flávio Pinto
Jornalista profissional desde 1966. Percorreu as redações de algumas das principais publicações da imprensa brasileira. Durante 18 anos foi repórter em O Estado de S. Paulo. Em 1988 deixou a grande imprensa. Dedicou-se ao Jornal Pessoal, newsletter quinzenal que escreve sozinho desde 1987, baseada em Belém.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.