ESPECIALISTA DESTACA MINERAÇÃO SUSTENTÁVEL EM JURUTI-PA



Luis Enrique Sánchez, professor titular da Escola Politécnica da USP, conheceu as operações da Alcoa e conferiu como o município tem tratado o tema sustentabilidade
Juruti tem colocado em prática boas iniciativas para desenvolver um modelo de mineração sustentável. A avaliação é de Luis Enrique Sánchez, professor titular da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo). Este mês, ele esteve no município paraense para conhecer as operações da Alcoa e ver de perto como Juruti tem tratado o tema sustentabilidade.
Sánchez visitou o porto e mina da Alcoa Juruti e conheceu em detalhes as operações da empresa. Especialista em planejamento e avaliação de impactos ambientais, ele deu atenção especial às atividades de recuperação de áreas mineradas. A visita a Juruti, aliás, foi motivada pelo apoio da empresa à pesquisa de doutorado de Josianne Rosa, intitulada “Avaliação dos resultados de programas de recuperação de áreas degradadas na mineração por meio de serviços ecossistêmicos”, realizada com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
“A Alcoa tem procurado aplicar técnicas de recuperação de áreas degradadas com grande potencial de alcance de resultados em um curto espaço de tempo, com perspectivas bastante positivas”, comentou Luis Enrique Sánchez, que é considerado uma das referências nacionais em avaliação de impactos ambientais da mineração. Segundo o especialista, a atuação ambiental da Alcoa está alinhada às boas práticas internacionais.
Além da visita à empresa, Luis Enrique Sánchez participou de uma mesa-redonda com moradores de Juruti promovida pelo Conjus (Conselho Juruti Sustentável). Realizado na sede da ACEJ (Associação Comercial e Empresarial de Juruti), o evento discutiu os desafios das empresas, da sociedade e comunidades locais na utilização dos recursos minerais de forma sustentável, aliando a conservação do capital natural e os direitos das comunidades.
Para o presidente do Conjus, Assunção Mascarenhas, as temáticas abordadas foram esclarecedoras. “São temas atuais que permitem a sociedade fortalecer o entendimento em relação à atividade minerária e saber mais sobre crescimento sustentável”, comentou.
Sobre a Alcoa no Brasil
Líder mundial em tecnologia, engenharia e fabricação de metais leves, a Alcoa inova em soluções multimateriais que fazem nosso mundo avançar. A Alcoa atua no Brasil há 50 anos e, além de operar minas de bauxita e refinarias de alumina, oferece uma ampla variedade de soluções inovadoras aos mercados do Brasil, entre os quais sistemas de construção e edificação, transporte comercial, bens de consumo, embalagens, produtos automotivos, aeroespaciais e químicos, petróleo e gás, além de máquinas e equipamentos industriais. Em 2014, foi escolhida pela oitava vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Também foi reconhecida pela 14ª vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite www.alcoa.com.br e siga nossos canais de mídia social: www.facebook.com/AlcoaBrasil e www.twitter.com/AlcoaBrasil.

Fonte/Foto: Fabiana Gomes
Analista de Comunicação | Communication Analyst - Temple Comunicação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.