NA PONTA NEGRA, EM MANAUS-AM: OPERAÇÃO BRACOLPER NAVAL COMPLETA 41 ANOS E REÚNE MARINHAS DO BRASIL, COLÔMBIA E PERU NA SEMANA DA PÁTRIA




Há 41 anos, as Marinhas do Brasil, Colômbia e Peru realizam a Operação BRACOLPER NAVAL com o propósito de incrementar o nível de treinamento, interoperabilidade e integração das unidades fluviais e aeronavais do Brasil, da Colômbia e do Peru, em prol da segurança comum da Região Amazônica. Essa Operação também tem o propósito de fortalecer e estreitar os laços de amizade e fraternidade entre os três países. Durante a operação, são realizados, ainda, exercícios navais conjuntos/combinados nas águas dos Rios Solimões e Amazonas.
A Operação está dividida em três fases, que ocorrem durante as comemorações da data nacional dos três países: a primeira desenvolve-se com a navegação desde os portos de Letícia, na Colômbia, e Tabatinga, no Brasil, até o porto de Iquitos, no Peru; a segunda, do porto de Iquitos até os portos de Letícia e Tabatinga; e a terceira, desde a Tríplice Fronteira até o porto de Manaus.
Na Semana da Pátria, no período de 03 a 09 de setembro, a Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, recebe as comitivas estrangeiras para as comemorações da Independência Brasileira.
Para iniciar a programação em Manaus, no dia 5 de setembro, haverá Desfile Naval com a participação de 6 Navios Brasileiros (Navios-Patrulha Fluviais “Pedro Teixeira”, “Roraima”, “Rondônia” e “Amapá”, Navios de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles” e “Oswaldo Cruz”); 2 Navios Peruanos (Bap “Maranon” e Bap “Ucayali”) e 1 Colombiano (Arc “Letícia”).
O Desfile será realizado, às 10h, na Orla da Praia de Ponta Negra e contará com a presença da Banda de Música do Comando do 9º Distrito Naval.
No dia 7 de Setembro, militares do Comando do 9° Distrito Naval, da Armada da República da Colômbia e da Marinha de Guerra do Peru abrem o desfile militar com aproximadamente 520 militares. O Desfile Militar acontece no Complexo Turístico da Praia de Ponta Negra, com programação prevista para iniciar às 8h.


Fonte/Fotos: ANDRÉA BRITO DIAS
Primeiro-Tenente (RM2-T)
Comando do 9º Distrito Naval
Assessoria de Comunicação Social

 " Marinha do Brasil, protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente".

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.