ILUMINAÇÃO MAIS ECONÔMICA E EFICIENTE




Atualmente, a regra do jogo é economizar. A população tem buscado ‘n’ formas de deixar o orçamento familiar mais enxuto e, assim, tocar a vida de maneira mais sustentável. Deste modo, um recente cronograma estabelecido pelas Portarias Interministeriais 1007 e 1008 dos Ministérios de Minas e Energia, cancelou a venda de lâmpadas de filamento incandescente de 60w no Brasil a partir de 1º de julho.
A medida veio a calhar, até porque o uso de lâmpadas fluorescentes compactas tem alavancado uma considerável redução no consumo de energia elétrica e, por consequência, diminuição dos custos na renda familiar.
As lâmpadas fluorescentes compactas (modelos que usamos em residências), podem acarretar uma economia de até 70% na conta de energia elétrica e, também conseguem durar oito vezes mais em comparação a utilização das incandescentes.
Outro modelo que entra em campo, para ajudar na economia, são as lâmpadas de led, que tem despontado no mercado nos últimos anos. “Esse tipo de iluminação é muito viável para quem busca maior durabilidade e economia. Uma lâmpada de led pode durar até 25 vezes mais que uma incandescente e representar uma economia em cerca de 75%”, explica a gerente da área de eficiência energética da Celpa, Giorgiana Pinheiro.
Mutirão para a troca – De maneira a impulsionar essa gradativa substituição das lâmpadas, desde de 2013, o programa de eficiência energética da Celpa, tem feito a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes no projeto Mutirão da Economia. Na ação, é feita o cadastro de clientes de baixa renda para trocar geladeiras ineficientes por novos refrigeradores e no ato da inscrição, os clientes podem fazer a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas.
Na semana que vem, nos dias 07 e 08 de julho, o Mutirão da Economia deve passar pelo bairro de Águas Brancas, em Ananindeua e nos municípios de Santarém, Cametá e Ourém. Nessas localidades, os clientes poderão levar suas lâmpadas incandescentes para trocar por modelos fluorescentes, mais eficientes e econômicos.

Fonte/Foto: blogdacelpa.com.br/site Behance

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.