SANTARÉM-PA: MADEIRA APREENDIDA SERÁ DOADA PARA CIDADES ATINGIDAS PELA CHEIA NA REGIÃO



Em Santarém, trecho alagado fica entre 2 de Junho e Felisbelo
Sussuarana na Avenida Tapajós
Ibama apreendeu cerca de 2.700 m³ e disponibilizou para doação.
Material será utilizado para passarelas e elevação de casas.
A 4ª Regional de Defesa Civil em Santarém (4ªRedec) vai enviar nas próximas semanas cerca de 2.700 m³ de madeira ilegal apreendida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para três municípios atingidos pela cheia na região oeste do Pará.
De acordo com coordenador da 4ª Redec, tenente coronel Cláudio Rego, a madeira deve ser utilizada para construir passarelas e fazer a elevação de casas que ficam comprometidas nesta época. “Estamos repassando a princípio para Prainha, onde foi apreendida uma quantidade, entre madeira bruta e madeira beneficiada. Não vai ser só pra Prainha, mas para Monte Alegre e Alenquer. É um processo demorado devido à estrutura, em termo de tratar essa madeira, então vai levar algumas semanas, mas a ação está em andamento”.
Este período do ano há uma necessidade de madeira devido à elevação do nível dos rios. A 4ª Redec é órgão responsável em fazer o acompanhamento da situação dos municípios da região. Segundo o tenente coronel, o nível do rio em 2015 está abaixo dos registros de 2014 e 2009 – última maior cheia.
Rego destacou ainda que há uma preocupação quanto a demora nos procedimentos que reconhecem a situação de emergência de algumas cidades. “O rio ainda está muito oscilando, o que a gente observou é que o máximo nestes dias de enchente, ocorreu no mês de maio. A gente espera que todo esse problema já seja encaminhado para uma estabilização do nível do rio e isso traga menos transtornos para região. De qualquer maneira os municípios estão fazendo seus trabalhos. Alguns já decretaram situação de emergência, os processos já foram encaminhados para o governo federal, mas infelizmente até o momento não obtivemos repostas”.

Fonte/Foto: g1.globo.com/Karla Lima

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.