O QUE SIGNIFICA “FLORESTA DA AMAZÔNIA” ?




Há duas versões para a origem do nome da Floresta da Amazônia. Alguns historiadores defendem que o nome Amazônia se origina nas guerreiras amazonas da mitologia grega. Os invasores Europeus teriam confundido índios de cabelos longos com mulheres e, assim, batizaram-nos de amazonas, numa referência às guerreiras da mitologia. Neste caso, Floresta da Amazônia significaria algo como a “floresta das guerreiras amazonas”. Outros historiadores defendem que o nome se origina na palavra indígena amassunu, que significa “ruído de águas” ou “águas retumbantes”. Neste caso, o significado de Floresta da Amazônia seria algo como “floresta das águas retumbantes”.
Pessoalmente, acredito que seja a soma das duas teses. Quando os invasores Europeus chegaram à Amazônia, com certeza, eles não confundiram índios homens com mulheres, uma vez que, mesmo com o cabelo comprido, diferencia-se um homem duma mulher, principalmente, no caso dos índios, que andavam nus. Penso que, ao ouvirem a palavra indígena amassunu pronunciada pelos índios de cabelos longos, os invasores fizeram uma analogia às guerreiras amazonas, e, assim, aos pouco, surgiu o nome da floresta. O significado de Floresta da Amazônia seria, portanto, “floresta das águas retumbantes e dos homens cabeludos.”
Se você curte curiosidades e histórias da Amazônia, leia o livro “Tem um louco solto na Amazônia”.  - baixe o livro grátis aqui: goo.gl/Gthk7C

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.