MANAUS-AM: QUATRO MIL FAMÍLIAS SÃO AFETADAS PELA CHEIA DO RIO NEGRO, QUE ULTRAPASSOU COTA DE EMERGÊNCIA



A cota de emergência do Rio Negro de 28,94 metros foi ultrapassada nesta terça (19), chegando a 28,97 metros. Ao menos, 15 bairros da capital e 12 comunidades rurais poderão ser afetadas com a cheia deste ano
A Defesa Civil de Manaus informou que cerca de 4 mil famílias já são afetadas com a cheia do rio Negro, sendo 3 mil da Zona Urbana e outras mil da Zona Rural. Nesta terça-feira (19), a cota de emergência de 28,94 metros do rio foi ultrapassada, chegando a 28,97 metros, conforme medição feita no Porto de Manaus. Ao todo, nas últimas
24 horas, choveram 55,48 centímetros na cidade.
Os bairros de Educandos (Zona Sul), Mauazinho (Zona Leste) e São Jorge (Zona Oeste) são os mais afetados na capital, contando com várias vias alagadas. Para tentar amenizar o problema na cidade, a Defesa Civil municipal construiu 28 pontes em nove bairros da capital amazonense.
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) prevê que o nível máximo da cheia do Rio Negro chegue a 29,62 metros este ano. “A cota de emergência foi ultrapassada hoje. Os bairros mais baixos de Manaus, como o Educandos, já estão sendo afetados. A cheia demora a terminar aqui. O processo de enchente ainda está em evolução e o Rio Negro deve continuar subindo até meados do mês de junho”, disse Marco Antônio de Oliveira, superintendente regional do CPRM.
“Acho difícil a cota de 29,62 metros ser ultrapassada. Se compararmos com a mesma data de 2012, quando ocorreu a super cheia, estamos hoje 1 metro abaixo. Esta não deve superar a de 2012”, acrescentou.
Zona Rural
Levantamento de técnicos do órgão mostra que 12 comunidades rurais e mais de mil famílias devem ser afetadas com a subida das águas. Moradores de algumas localidades já começaram a transferir os imóveis para regiões mais altas. Em algumas comunidades, há prejuízos nas plantações de mandioca, maracujá e jerimum, já submersas.
Já foram atingidas pela cheia do Rio Negro as comunidades Nossa Senhora da Conceição do Jatuarana, União e Progresso, São Francisco do Tabocal, São Raimundo, Assentamento Nazaré, São Pedro, Bom Sucesso, Santa Rosa, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Canaã, Nossa Senhora do Carmo e Nova Cesaréa.

Fonte/Foto: Rafael Seixas – A Critica/Márcio Silva

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.