AFASTAMENTO DE PADRE GERA POLÊMICA NA IGREJA DE BARREIRINHA-AM



O Bispo da Diocesano Dom Giuliano Frigeni, que está em Manaus num encontro da Pastoral da Juventude, em contato por mensagem com a reportagem do ParintinsAmazonas não quis se pronunciar sobre o afastamento e nem sobre a transferência de Padre Edson ferreira
A reportagem ParintinsAmazonas foi contatada por inúmeras pessoas da cidade de Barreirinha sobre uma crise instalada no segmento católico na paróquia de Nossa Senhora de Bom Socorro, pertencente da Diocese de Parintins. O motivo é o afastamento e possível transferência do atual pároco Padre Edson Ferreira. A ausência de sacerdote provocou até no último sábado 24 de janeiro, momento de adoração com pedido de preces para que o caso seja resolvido, programado pelos Membros da Federação Mariana e grupos de jovens. 
As informações de bastidores são desencontradas, mas estão em todas as esquinas daquela cidade: a primeira versão dá conta que pessoas ligadas ao ex-pároco Pedro Belcrede, que atualmente coordena a paróquia de São José Operário, não satisfeitas com o trabalho desenvolvido por Edson, o denunciaram junto a Cúria Diocesana, “que o novo pároco estaria galanteando as meninas e as tratando de forma muito pessoal”. A outra versão é política; Padre Edson teria emprestado o valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) a campanha de Mecias Sateré Junior (PP), filho do atual prefeito Mecias Sateré e o dinheiro seria da paróquia.
Situação em analise
O Bispo Diocesano Dom Giuliano Frigeni, que está em Manaus, num encontro da Pastoral da Juventude, em contato por mensagem a reportagem do ParintinsAmazonas não quis se pronunciar nem do afastamento e nem da transferência de Padre Edson Ferreira de Barreirinha, mas confirmou está analisando uma situação, para tomar uma decisão.
Sobre os boatos que ronda o fato, Dom Giuliano pediu prudência aos católicos daquela cidade e lamentou a divulgação dessas versões nos pontos da cidade. O Bispo adiantou haver conversado sobre um grupo de leigos de Barreirinha e tratado do tema. “ Ainda não terminei de analisar a situação e ninguém tem o direito em colocar em público coisas que podem prejudicar uma pessoa antes de analisar tudo. Já falei a um grupo de engajados em Barreirinha há quatro semanas. Eles sabem dessa transferência e estão aguardando o desfecho do nosso trabalho. Tem de ter caridade para não prejudicar o Padre. Tenham paciência”, escreveu dom Giuliano.
Padre amenizou confrontos
O padre Edson Ferreira, sacerdote há mais de 15 anos  é natural do interior de Barreirinha e foi nomeado pároco há três anos naquela cidade. A paróquia vivia clima tenso na época, pois o antigo pároco viva em conflitos junto à administração de Mecias Sateré e em 2012 chegou até apoiar um candidato alternativo. Edson conseguiu reaproxima a Igreja, da Administração Municipal e Estadual e reaver projetos paralisados.
O último caso envolvendo um padre da Diocese de Parintins com fatores políticos, de nova negativo, foi denunciado na imprensa amazonense, ano passado, quando o Padre Benedito Teixeira secretário de Cultura da Cidade de Maués, governada pelo também Padre Carlos Góes (PT), teria emprestado cerca de 15 mil reais a uma empresa privada. Detalhe: o recurso era público. O Sacerdote exerce sem nenhum problema a função sacerdotal, pois até hoje não se sabe o resultado da investigação administrativa que foi realizada.
Fonte/Imagem: parintinsamazonas.com.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.