ACONTECEU: PREFEITO NENÊ MACHADO REBATE DENÚNCIA DE VEREADOR E DIZ QUE HOSPITAL DE NHAMUNDÁ ESTÁ TRÊS MESES SEM RECEBER RECURSO DO ESTADO



O prefeito informou que está em Manaus tentando agilizar a contratação de médicos
(postado em 28/01/2015)
O prefeito de Nhamundá, Nenê Machado (PDT), em entrevista ao vivo por telefone a rádio web Gazeta Parintins, na noite de ontem (27), rebateu as denúncias feitas pelo vereador Marcinaldo Santos (PTdoB), de que a saúde publica no município, localizado na região do Baixo Amazonas (distante 375 quilômetros de Manaus), está abandonada pela prefeitura e Governo do Estado.
De acordo com o prefeito Nenê, a situação da saúde em Nhamundá não é diferente de muitos lugares do Amazonas e do Brasil. “O vereador Marcinaldo Santos tenta denegrir a imagem tanto do município quanto do Estado pra tentar me atingir. A prefeitura de Nhamundá tem 5 médicos contratados, e nesta semana eu dei a conta (demissão) de 2 médicos porque não estão trabalhando, só querem ganhar ”, declara Machado.
“Agora estou em Manaus atrás de médicos cirurgiões para que eu possa levar pra Nhamundá. Só que nem um cirurgião vem pro interior do AM para ganhar R$ 30 mil por mês, eles querem ganhar R$ 60 mil, R$ 70 mil, e eu não tenho condições de pagar esse valor. Estou oferecendo R$ 30 mil pro médico passar 20 dias em Nhamundá e os outros dias serão cobertos por médicos do Estado”, ressalta Nenê.
O prefeito informa que esteve ontem com o governador José Melo, e está esperando o doutor Wilson Alecrim (Secretário do Estado da Saúde) para acertar uma reunião pra que possa consegui mais médicos para o município. “A realidade de Nhamundá não é muito diferente de muitos lugares do país. A saúde pública na parte que cabe ao Estado ela não está muito boa, mais a minha parte estou fazendo naquilo que as condições do município oferece”.
“E tem sim médico no Hospital Coronel Pedro Macêdo (HCPM), só que o doutor cirurgião do município está se aposentando e outro médico está praticamente doente, então eu dei a conta dos dois porque não tenho condições de pagar médico pra está em casa, sim para estar no hospital atendendo a população. O vereador Marcinaldo, tem que fazer o papel dele de ir ao Ministério Público denunciar o hospital, os médicos. Eu como prefeito não ‘cubro o sol com a peneira’, tive coragem de reformar todos os postos de saúde de Nhamundá, que a administração passada não teve, e ainda vou inaugurar postos de saúde na zona rural. A minha parte eu faço, por isso estou em Manaus para tratar assuntos a respeito da saúde publica" , enfatiza Nenê Machado.
Posição
“Estou esperando a posição do secretário de saúde Wilson Alecrim para que ele e o governador possam me dar uma solução a respeito do hospital de Nhamundá, que é do Estado. Outra situação era a direção do hospital, mas que já foi trocada, era uma direção irresponsável. Diferente do que o vereador Marcinaldo denunciou, estou dando todo o suporte para a unidade hospitalar de Nhamundá, com alimentação e material de limpeza”, garante.
“O problema é que o hospital de Nhamundá está com três meses sem receber repasse do Estado, por culpa da administração passada do hospital, porque se o diretor não presta conta, é difícil o Estado repassar o recurso. Mas, se Deus quiser o hospital estará recebendo recursos estaduais. Até agradeço Parintins por atender Nhamundá e outros municípios vizinhos, mas eu vim pra tentar resolver essa situação”, finaliza o prefeito Nenê Machado.

Fonte/Foto: Ataíde Tenorio - Geandro Soares -gazetaparintins.com.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.