EDUCAÇÃO NO PARÁ GANHA NOVO ALIADO - MINERAÇÃO INTEGRA PACTO PELA EDUCAÇÃO




O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) assumiu um importante compromisso com a educação do Pará. O Diretor de Assuntos Ambientais do Instituto, Rinaldo Mancin, representando o Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura, assinou termo de compromisso pelo Pacto da Educação do Pará, junto ao Secretário de Estado de Educação, José Seixas Lourenço. A formalização da parceria ocorreu durante o café da manhã realizado nesta última terça-feira (19), na Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), em que foram apresentados dados e novidades da EXPOSIBRAM Amazônia 2014.
“Por meio deste termo o IBRAM passa a fazer parte do sistema de governança da educação do Pará. Será um grande estímulo para que possamos melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a exemplo da melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios onde a mineração está presente, como é o caso de Parauapebas”, frisou o secretário.
Para Mancin, o IBRAM é um fomentador da qualidade de ensino. “O nosso papel é mobilizar as empresas a se engajarem nesse desafio da mineração. O pacto é uma conclamação, uma estratégia que envolve múltiplos setores. Então devemos incentivar as empresas a atuarem em prol da educação”. Os índices da mineração no Brasil, com ênfase no Pará, foram tema da apresentação do diretor durante o evento. Ao todo, a Região Norte possui 515 empresas do setor, sendo que o município de Parauapebas, no sudeste do Pará, é o maior arrecadador de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).
O Pará é o segundo maior estado minerador do país, e, para Mancin, o Estado ainda tem muito a oferecer. “Nenhuma empresa que trabalha no Pará age sem política de formação de mão de obra local. Essa nova mineração, mais comprometida com o social, sem dúvida vem criando oportunidades”.
A titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, Maria Amélia Enriquez, destacou a importância da atividade mineradora para o Estado e ressalta: a perspectiva para 2030 é que a participação da mineração no Produto Interno Bruto (PIB) seja ainda maior. “São momentos como a EXPOSIBRAM e o 4º Congresso de Mineração da Amazônia, que já é um evento de referência global onde você traz pessoas extremamente qualificadas, nos quais podemos apresentar a mineração para o público local”, comenta.
Também estiveram presentes no evento o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, o Gerente Executivo do IBRAM Amazônia, Ronaldo Lima, a vice-presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), Ana Celeste Franco e representantes das empresas patrocinadoras da maior feira de mineração da Região Norte.
A EXPOSIBRAM Amazônia 2014 será realizada de 17 a 20 de novembro, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia. A expectativa de público é de doze mil visitantes e mil participantes no Congresso. Para José Conrado, presidente da FIEPA, o evento é um momento para o setor chegar ao cidadão. “Precisamos que essa riqueza que a mineração proporciona chegue à população paraense. A EXPOSIBRAM é uma oportunidade de congregar fornecedores e parceiros e discutir as melhores formas de praticá-la”.
O secretário de Estado de educação, José Seixas Lourenço, destaca que a feira traz uma imensa mobilização dos universitários e demais estudantes. “A ideia é estimular bastante os alunos, principalmente os do Ensino Médio, momento em que começam a despertar para a vocação, a carreira que querem seguir, e ambos, Feira e Congresso auxiliam muito nessa escolha”, comenta.
As inscrições para o 4º Congresso de Mineração da Amazônia estão abertas. Minicursos, painéis, talk-show, palestras e lançamento de publicações compõem as atividades do evento, que discute desafios e tendências do setor. Até o dia 12 de novembro, as inscrições têm desconto e podem ser realizadas pelo site www.exposibramamazonia.org.br.
Os patrocinadores da EXPOSIBRAM Amazônia 2014 até o momento são: Vale S.A., AngloAmerican, Hydro, Sinferbase, Mineração Rio do Norte, John Deere, Imerys e Votorantim Metais. O evento conta também com os seguintes apoios institucionais: Governo do Pará, Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil (Anepac), Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e Instituto Aço Brasil. Apoiam editorialmente as revistas Brasil Mineral, Minérios & Minerales, Mineração & Sustentabilidade, Eae Máquinas, In The Mine, M&T, Tracbel, Amazônia e Areia & Brita e os portais Notícias de Mineração Brasil e InfoMine. 
Serviço:
EXPOSIBRAM Amazônia 2014
17 a 20 de novembro
Horários:
Abertura Oficial: 17/11, às 17h
Exposição Internacional de Mineração da Amazônia: 18, 19 e 20/11, 16h às 22h
4º Congresso de Mineração da Amazônia: 18, 19 e 20/11, 14h às 17h30
Público Alvo: Profissionais, técnicos e estudantes, do setor público e privado, principalmente da Amazônia.
Local: Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia – Belém (Pará)
Inscrições pelo site: www.exposibramamazonia.org.br
Fonte/Foto: Thamires Figueiredo – Temple Comunicação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.