CONHEÇA A SEÇÃO ELEITORAL MAIS ISOLADA DO BRASIL



Índios matses observam a chegada de helicóptero à aldeia Lobo, no município de Atalaia do Norte (AM) 
A eleição municipal de 2012 foi trágica para Atalaia do Norte (AM), município a 1.036 Km de Manaus.
Semanas antes do turno único, cerca de 1.200 indígenas foram ludibriados nas aldeias por políticos locais para viajar até dez dias de barco e votar, entre promessas de pagamento de gasolina e de presentes.
Na cidade, que tem apenas 7.000 habitantes no centro urbano, eles ficaram acampados em condições insalubres. Finda a votação, não receberam o combustível prometido para regressar às aldeias e acabaram vítimas de um surto de rotavírus.
“Ele vieram votar e não tinham onde ficar. No dia seguinte à eleição, houve um surto de diarreia e vômito transmitido pelas condições insalubres. Cinco crianças morreram e mais de 100 pessoas foram internadas”, lembra, em conversa por telefone, o coordenador regional da Funai em Atalaia do Norte, Bruno Pereira.
“Foi preciso fazer uma barreira sanitária nas terras indígenas, para os índios não levarem o surto pra dentro das aldeias”, completou Pereira. A crise durou semanas para ser resolvida.
O aliciamento e as mortes provocaram uma investigação da Polícia Federal, e ao menos um ex-prefeito da cidade foi indiciado. O processo tramita em segredo de Justiça.
Para evitar uma situação semelhante, o Tribunal Regional do Amazonas e a Funai elaboraram para este ano um complexo esquema logístico de votação em seis aldeias do Vale do Javari.

Indígena kanamari registra digitais na aldeia São Luís,  Atalaia do Norte (AM)
Até o final do segundo turno, os aviões e helicópteros contratados para o deslocamento de material e funcionários terão percorrido um total de 9.317 km em quatro rotas.
O título de seção eleitoral mais distante do Brasil ficou com a aldeia Vida Nova, que registra 243 eleitores da etnia marubo, a 349 km em helicóptero de Atalaia Norte _por rio, a distância sobe para cerca de 1.000 km.
A urna usada de Vida Nova foi levada em avião de Manaus a Atalaia do Norte. No primeiro turno, foi levada de helicóptero e depois recolhida novamente em Atalaia do Norte. Quando for levada de volta à capital amazonense, terá percorrido 3.468 km.
Para cada aldeia, são deslocados um técnico de transmissão a serviço do TRE-AM e um presidente de mesa, que é funcionário da Funai ou da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde.
De acordo com o TRE-AM e a Funai, a operação foi um sucesso no primeiro turno ao evitar nova compra de votos e o difícil deslocamento até Atalaia do Norte.

O helicóptero azul com círculo amarelo mostra a localização da aldeia Vida Nova, a mais distante do Brasil

Fonte/Fotos: Fabiano Maisonnave, de São Paulo, para brasil.blogfolha.uol.com.br/Ester Maia

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.