PIM (POLO INDUSTRIAL DE MANAUS): SISTEMA ONLINE REDUZIRÁ TEMPO DE OPERAÇÕES EM NAVIOS



Principal terminal portuário da Região Norte do País e um dos maiores privados da américa latina, o Porto Chibatão em Manaus (AM), iniciou nesta terça-feira (29), a utilização do sistema de planejamento de operações portuárias Port Planner (Modallport).

Com o programa, será possível monitorar on line todas as cargas – principalmente aquelas relacionadas ao Polo Industrial de Manaus (PIM) – que passam pelo terminal antes mesmo que cheguem aos clientes, aumentando a segurança, a eficiência das operações e que segundo estimativas preliminares da empresa, irá otimizar o tempo de operação de um navio com 2,5 mil teus, por exemplo;
O tempo atual é de 78 horas em média.
De acordo com o gestor do porto, Jhony Fidelis, neste primeiro momento, estão sendo realizadas evolutivas no sistema, adaptações técnicas e estruturais nas áreas administrativas para posterior implantação do programa.
“Será iniciado também o treinamento dos colaboradores que tem contato direto e fazem o manuseio dos contêineres. Dos conferentes que verificam as cargas saindo do navio e todos os colaboradores que diretamente tratam das movimentações inerentes as operações portuárias, todos já utilizam tablets onde podem consultar qualquer dado ou informação sobre uma determinada mercadoria sem o uso de papel e entrar em contato com demais setores do porto”, destacou Fidelis.
Ainda segundo o executivo, será possível armazenar e sincronizar a posição dos contêineres nos pátios na mesma ordem em que serão embarcados e alocados nos navios.
“Até o início de dezembro estaremos iniciando os primeiros testes práticos em navios e em janeiro estaremos com o sistema 100% automatizado”, acrescentou Jhony Fidelis.
Principal porta de exportação e importação do PIM, o Porto Chibatão tem dois milhões de metros quadrados de área útil e movimentou entre janeiro a maio deste ano 271.510 toneladas de cargas e produtos, 60%
dos quais eletroeletrônicos e será primeiro no Amazonas a operar com um sistema de planejamento de operações portuárias.


Fonte/Fotos: Press Comunicação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.