FESTRIBAL INICIA NA QUINTA-FEIRA, EM JURUTI, PA



Festival das Tribos ocorre de 31 de julho a 4 de agosto.
Cultura indígena é retratada com música, artes cênicas, alegorias e danças.
O Festival das Tribos (Festribal) de Juruti, oeste do Pará, inicia na quinta-feira, 31 de julho, e encerra no dia 4 de agosto. O evento resgata, em forma de espetáculo, a cultura indígena nativa da cidade, figurando entre as maiores manifestações culturais da Amazônia.
As apresentações são feitas no Tribódromo, onde as tribos Muirapinima (vermelho e azul) e Munduruku (vermelho e amarelo) disputam o título. A cultura indígena é retratada em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças. O modo de vida do caboclo, os rituais indígenas, o pescador e o farinheiro são algumas das inspirações do festival. A disputa entre as tribos ocorre desde 1995.
A manifestação cultural e folclórica atrai um grande público dos municípios vizinhos, de outros estados do Brasil e de outros países, chegando a atrair 25 mil pessoas.
Em 2008 o Festribal passou a ser considerado Patrimônio Cultural do Pará.
Programação
Na abertura do evento, haverá o show da banda de forró Saia Rodada, no dia 31 de julho. No dia 1º de agosto haverá apresentação das tribos mirins. Dia 2 de agosto, haverá apresentação principal das duas tribos. A apuração será feita no dia 3 de agosto.
Fonte/Foto: G1 Santarém/Frank Walace

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.