ALCOA INCENTIVA ESTILO DE VIDA MAIS SAUDÁVEL EM JURUTI-PA

De campos de futebol a aulões de ginástica, a empresa é parceira da saúde dos jurutienses
Estar em equilíbrio com o corpo e a mente é um desafio para muitas pessoas. E não à toa: refeições rápidas e calóricas, novas tecnologias, sobram desculpas para não fazer exercícios. Sem falar no estresse que passou a fazer parte da rotina de muitos brasileiros. Em Juruti, Oeste do Pará, não é diferente. Mas, a busca pela saúde integral ganhou um aliado: o programa Alcoa Bem-estar. Lançado pela Alcoa, que possui operações de mineração de bauxita em Juruti, o programa vem incentivando funcionários, familiares e comunidade a terem um estilo de vida cada vez mais saudável.
O programa apresenta orientações sobre combate ao fumo (tabaco zero), alimentação saudável, ser ativo e equilíbrio. “O bem-estar dos nossos funcionários é fundamental e podemos buscar um estilo de vida saudável, um incentivando o outro e, inclusive, ampliando os benefícios das atividades à comunidade”, afirma Rogério Ribas, gerente de Recursos Humanos da unidade da Alcoa em Juruti.
O Alcoa Bem-estar beneficia toda comunidade por meio das atividades coletivas, como aulões de ginástica na praça central da cidade de Juruti, todas as terças e quintas-feiras, sempre às 20h, com apoio da Prefeitura Municipal, que cede o espaço. “Os aulões são uma alternativa de fazer uma atividade física e a nossa contribuição para uma comunidade mais saudável, tendo acompanhamento de professor de Educação Física”, explica o gerente. Já as comunidades da zona rural do município aproveitam os campos de futebol para brincar com o esporte que é paixão nacional. Nas comunidades Café Torrado, São Pedro e Santa Terezinha, os campos fazem parte da Matriz de Compensação Coletiva do Assentamento Socó I, que a Alcoa assumiu como compromisso de compensação sobre a instalação e operação da Ferrovia e Rodovia PA 257.
A Matriz é um conjunto de ações discutidas, acordadas e desenvolvidas em parceria entre Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Prefeitura Municipal de Juruti, Associação dos Produtores Rurais Assentados no Socó I (APRAS), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juruti (STTR/JUR) e Alcoa.
Além dos campos previstos nesta Matriz, de forma voluntária, a Alcoa também entregou mais dois campos de futebol nas comunidades Santo Hilário e Jabuti, onde acontecem grandes campeonatos. “O campo de futebol é o nosso patrimônio cultural. Quando a gente quer movimentar a comunidade, tudo vem por meio do esporte. Convidamos o time da outra
comunidade e tem essa troca de visita uma com a outra, uma integração comunitária”, explica Jeferson Costa, presidente da Associação dos Produtores Rurais Familiares da Região de Santo Hilário. No segundo semestre, as comunidades se preparam para o campeonato regional e as partidas são realizadas nos campos com melhor estrutura. O do Santo Hilário é um deles. “Esse campeonato é a nossa Copa do Mundo”, comenta empolgado, Jeferson.
Sobre a Alcoa no Brasil
A Alcoa opera no Brasil em toda a cadeia de produção do alumínio, da mineração de bauxita até produtos transformados e de alto valor agregado. A Alcoa emprega cerca de 5,7 mil pessoas e possui seis unidades produtivas, centro de distribuição e escritórios nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Em 2013, a empresa foi considerada uma das empresas-modelo em seu setor e na categoria Relacionamento com Fornecedores pelo Guia Exame de Sustentabilidade. No mesmo ano, foi reconhecida pela 12ª. vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e, pelo segundo ano consecutivo, como a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, de acordo com o Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter emtwitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.
Fonte: Juliana Gatto – Temple Comunicação


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.