FARO-PA: CÂMARA MUNICIPAL ABRIU ESPAÇO EM SUA SESSÃO DE HOJE, 11/04, PARA PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE DO SINDFARO


Após ter aprovada sua solicitação enviada através de ofício ao Legislativo, o presidente do SINDFARO – Sindicato dos Servidores Públicos do Município  de Faro – sr. Enéas Torres Ferreira, pôde pronunciar-se em plenário durante a sessão ordinária realizada nesta sexta feira, 11 de abril. E usou o espaço a ele concedido para expor a situação opressiva imposta aos servidores públicos municipais pelo Executivo local, que pretende retirar, segundo ele, direitos adquiridos e conquistados pelo funcionalismo público. Entre esses direitos, a gratificação por nível superior,  regência de classe e hora atividade. A supressão desses direitos representa uma redução de 1/3 na carga horária de ensino para os alunos da rede de ensino municipal, além de redução na ordem de 33% na base salarial dos professores (a regência de classe, menos 50%).
O presidente do SINDFARO denunciou, ainda, que a regência de classe já não teria sido paga nos meses de dezembro/2013 e janeiro e fevereiro/2014, verba salarial retirada à revelia pela administração pública. E alertou: a verba recebida pela prefeitura via FUNDEB não pode ser desviada para outros setores; sua utilização em outras áreas caracterizaria desvio de recursos, visto ser o FUNDEB uma “verba carimbada” (sic).
O sr. Enéas informou aos edís, também, a decisão aprovada por unanimidade em reunião realizada no dia anterior pelo sindicato (que contou com a presença de mais de cem pessoas), de paralisar as atividades escolares no próximo dia 22 do corrente mês.
Apresentou, ainda, documentos que comprovam que a prefeitura tem, sim, condições de arcar com a folha de pagamento dos servidores municipais, contestando afirmação do advogado do Executivo em reunião realizada nas dependências da Câmara nesta semana; informou, ainda, aos legisladores que a prefeitura não tem efetuado – desde o inicio de 2013 – o repasse das mensalidades, que são descontadas mensalmente do salário dos funcionários sindicalizados.
Os vereadores ouviram, e prometeram apoiar qualquer atitude que venha a beneficiar servidores públicos e a população em geral. Aguardaremos.
Infelizmente, as sessões da Câmara não são transmitidas por rádio, ou qualquer outro veículo que fizesse chegar ao conhecimento do cidadão farense o que ali é discutido. E, também infelizmente, são muito poucos os que comparecem ao plenário para acompanhar as sessões “in loco”.


Fonte/Foto: <amazôni@contece>/z  fioravante



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.