EM JURUTI-PA, GRUPO ‘ENCOMENDA ALMAS’ DE QUEM MORREU ‘DESPREPARADO’


Ritual é realizado nas noites de quinta e sexta-feira santas.
Há quem acredite que tradição tenha mais de cem anos.
Um grupo de pessoas se reúne tradicionalmente nas noites de quinta e sexta-feira santas para ‘encomendar almas’ de pessoas que morreram despreparadas espiritualmente em Juruti, oeste do Pará. Vestidos em roupa branca que cobre quase que totalmente o corpo e um capuz sobre a cabeça, os adeptos do ritual se encontram no cemitério da cidade e saem pelas ruas em procissão para visitar e rezar por essas almas.
Segundo Pedro Maturano, que participa do ritual há 26 anos, a intenção é encomendar para Deus as almas das pessoas que tiveram mortes repentinas. “São pessoas que morrem em acidentes, afogadas, baleadas, esfaqueadas, sem tempo de fazer qualquer preparo espiritual”, explica.
Não há informações concretas sobre a origem do ritual em Juruti, mas há quem acredite que a ‘Encomendação de Almas’ tenha sido introduzida no município há pelo menos cem anos. Valdomiro Fonseca diz que é ‘encomendador’ de almas há 49 anos, sendo essa uma tradição herdada do pai que, por sua vez, herdou do bisavô. “Como ele já foi [morreu], vamos ter que manter essa reza todo o ano”, afirmou.
Raimundo Monteiro, que também participa do ritual, garante que a encomendação traz paz de espírito. “Durante não ter essa reza, eu sonho com gente que já foi daqui dessa terra”, afirma Raimundo Monteiro.
O ritual da Encomendação de Almas foi realizado na noite de quinta-feira (17) e encerra nesta sexta (18).

Fonte/Foto: G1 PA/Udirley Andrade

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.