EXPEDIÇÃO INDÍGENA PERUANA A CAMINHO DE MANAUS

Formada inicialmente por 50 pessoas, entre estudantes e pesquisadores indígenas e não indígenas de vários países, a Expedição Ruta Inka de 2013 começou no fim do mês de junho e deve chegar a Manaus em agosto. A ‘aventura’ teve início na fronteira compartilhada por Chile, Bolívia e Peru, com a participação de alemães, argentinos, bolivianos, canadenses, colombianos, chilenos, espanhóis, gregos, norte-americanos, hondurenhos, panamenhos, peruanos e até brasileiros.
Apesar do cansaço, após a chegada ao aeroporto de El Alto (Bolívia), os participantes tiveram de cumprir uma viagem de sete horas até a cidade chilena de Visviri, onde foram recebidos pelo prefeito Gregorio Mendoza. A chegada foi marcada pelas comemorações do Ano Novo Aymara (5521).
A vinda a Manaus tem o apoio institucional do Governo do Amazonas e foi articulada em novembro do ano passado, entre o presidente da Associação Ruta Inka (entidade peruana organizadora da expedição), Ruben La Torre, e o titular da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), Bonifácio José Baniwa.
Como tudo começou
A Expedição Ruta Inka foi criada em 2000, no Peru, com o objetivo de valorizar as culturas dos povos indígenas na América do Sul. Nesta nona edição, a meta é chegar a 150 participantes e chamar a atenção da sociedade para a importância do movimento.

Fonte/Foto: Blog da Floresta

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.