DA AMAZÔNIA PARA O MUNDO: CONHEÇA AS PROPRIEDADES MEDICINAIS DA CORAMA


Amplamente utilizada na Amazônia, saiba mais sobre a planta corama com possíveis potenciais para combater de inflamações até gastrite.
Com possíveis propriedades medicinais para cicatrização de ferimentos a gastrite, a planta corama é usada na Amazônia no combate a várias doenças, segundo o técnico em plantas medicinais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Moacir Biondo. A origem da planta ainda é certa, mas segundo Biondo, que também é apresentador do programa de TV Ervas e Plantas Medicinais da Amazônia, do canal Amazon Sat, é uma das plantas medicinais mais utilizadas na medicina tradicional amazônica.
A corama possui diversos nomes populares e, no interior do Amazonas, é conhecida como escama de pirarucu, diabinho, folha-da-fortuna e folha-santa. Biondo afirmou que a planta é capaz, também, de combate a inflamações e bactérias.
Como medicamento, a corama é usada em forma de chá. Especificamente para gastriste, Biondo recomenda separar de duas a três folhas de corama, um copo com água pequeno, bater no liquidificador, coar e beber o chá. Ele disse que a mistura deve ser tomada duas vezes por dia.
“Ao acordar, tomar em jejum meia hora antes do café e antes de dormir. O resultado é em aproximadamente 30 dias, mas lembrando: uma boa alimentação, sem excesso de frituras e gorduras, é essencial”, detalhou o apresentador.
Ele garante que a planta também serve como colírio natural no tratamento de infecções nos olhos, como conjuntivite. Para elaborar o colírio é necessário esquentar folhas da planta em água morna até que elas fiquem moles. Depois de espremidas, as folhas liberam um líquido que deve ser aplicado nos olhos. Biondo aconselha aplicar três gotas da solução, duas vezes ao dia: uma pela manhã e outra à noite, por quatro dias.

Fonte/Foto: Portal Amazônia/ Reprodução - fan page Ervas e Plantas, no Facebook

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito dos benefícios da corama... um remédio caseiro e eficaz.

Unknown disse...

Nossa cara!!! muito bom saber disso eu to precisando

Tecnologia do Blogger.