FESTIVAL MISTURA CARIMBÓ, MARUJADA E SHOW DE TECNOBREGA EM CURUÇÁ-PA


Shows com artistas locais prometem animar a cidade de Curuçá neste final de semana



Evento cultural começou, oficialmente, nesta sexta-feira no nordeste do Pará.
Festival vai expor folclore, música, dança, artesanato e culinária regional.
Grupos folclóricos, como cordões de boi e pássaros, danças típicas da região, como marujada e carimbó, estão incluídos na programação de um festival de cultura que acontece na cidade de Curuçá, a 120 km de Belém, no nordeste paraense.
A abertura oficial do evento ocorreu nesta sexta-feira (13), com uma encenação sobre o Círio de Nossa Senhora do Rosário, padroeira do município, a partir das 19 horas. Mas as atividades culturais já iniciaram na praça de eventos da cidade.
O festival é realizado há 36 anos. Nesta sexta-feira também houve shows com artistas locais. No sábado (14), além do tradicional carimbó, um show com bandas de tecnobrega prometem agitar o público de Curuçá. A programação vai até domingo.
Os organizadores do festival informaram que durante as três noites do evento vão funcionar barracas com vendas de comidas típicas. São elas: Casa da Farinha (produzida na hora), Casa do Avuado (peixe assado na brasa), Casa de Sucos e a Casa da Cultura, com exposição e comercialização de artesanato. Além de comidas e bebidas, o festival terá um barracão onde haverá apresentações de carimbó, dança típica do estado.
Praia
Perto de Curuçá, um dos lugares mais bonitos da região é a praia da ilha da Romana, que fica na vila de Abade. A praia é deserta e banhada pelo oceano Atlântico. Uma pequena comunidade de pescadores toma conta do lugar.
O ambiente na Romana é rustico. Não tem luz elétrica nem água potável. Para chegar até lá, o visitante tem de alugar barcos particulares ou esperar uma embarcação coletiva, sem horário certo para sair. Se o visitante tiver sorte, pode pegar carona com pescadores que vão e voltam da ilha todos os dias.
Ambiente rústico, na deserta praia da Romana, em Curuçá, existe uma pequena comunidade de pescadores (Foto: Edivaldo Andrade/ O Liberal)
Serviço
O Festival do Folclore de Curuçá começou na sexta-feira (13) e termina domingo (15), com apresentações todas as noites na arena de eventos, no centro da cidade. O acesso a Curuçá é pela PA-136, a partir da cidade de Castanhal, que fica a 73 km da capital paraense. Há ônibus saindo diariamente do terminal de Castanhal para o município curuçaense.

Fonte/Foto: G1 PA/Divulgação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.