EM UM ANO, PARÁ RECEBEU 17 MIL TURISTAS VINDOS EM CRUZEIROS


Vinte e dois navios devem chegar no estado na próxima temporada.
Calendário de visitas começa na véspera do Círio de Nazaré.
Durante o último ano, o Pará se tornou parada de cruzeiros. Mais de 17 mil turistas chegaram ao estado pelo mar. Na próxima temporada, já estão confirmados 22 navios. Cindo deles, devem pernoitar em Belém. Como melhorar o atendimento a este tipo de turistas foi o tema da reunião entre os diversos órgãos do governo e da indústria turística do estado realizada nesta sexta-feira (29) e organizada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur).
A nova temporada de recepção de cruzeiros começa no dia 13 de outubro, véspera do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que atrai a cada ano milhões de pessoas ao estado. As vagas de estacionamentos para ônibus de turismo, horários de funcionamentos dos espaços turísticos da cidade e questões de infraestrutura dos portos de Belém para receber os cruzeiros foram pautas da reunião.
Outro ponto importante foi a segurança oferecida a quem chega em solo paraense. O major Henrique Pereira, do Comando de Policiamento Turístico (Ciptur), disse que em Belém a policia turística conta com pontos fixos de atendimento na sede da Paratur, Aeroporto Internacional de Belém, Estação das Docas e no Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), em frente à Basílica. “Nos últimos três cruzeiros que passaram por Belém, não registramos ocorrências”, garantiu.
A programação completa de chegadas e saídas dos cruzeiros no próximo ano deve ser apresentada na próxima reunião do grupo. O responsável pela empresa que coordena as viagens de cruzeiros para o Pará, diz que programações especiais nos pontos turísticos da capital do estado podem ajudar a atrair ainda mais o interesse deste tipo de turista pela cidade.
Números
Apenas o navio Aida, que só na atual temporada veio ao Pará dez vezes, trouxe ao todo doze mil turistas alemães. Já os navios americanos Amsterdam e Ms. Prinsendam trouxeram ao Estado 1,1 mil e 700 turistas, respectivamente. 

Fonte/Foto: globo.com/Gerard Julien

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.